Início » Brasil » Haddad afirma que plano contra o tarifaço será enviado a Lula
Fonte: https://www.metropoles.com/

Haddad afirma que plano contra o tarifaço será enviado a Lula

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta quarta-feira (6/8), que o plano de contingência contra o tarifaço de 50% sobre exportações brasileiras aos Estados Unidos será enviado ainda hoje para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o ministro, a decisão de anúncio é do presidente Lula. A jornalistas, na portaria do Ministério da Fazenda, Haddad confirmou a possibilidade do pacote de ações vir em formato de medida provisória (MP).

“[As medidas de auxílio aos setores] Saem hoje aqui da Fazenda. Ontem, tivemos uma reunião com o presidente [Lula] para detalhar o plano. Tem um relatório que vai chegar do MDIC nos relatando empresa por empresa, o presidente pediu, mas o ato em si não depende desse documento porque é um ato mais genérico. Só na regulamentação e aplicação da lei que vamos ter que fazer uma análise mais setorial, CNPJ a CNPJ”, declarou Haddad.

A partir desta quarta-feira, boa parte das exportações brasileiras serão sobretaxadas em 50% para entrar nos Estados Unidos. A medida faz parte de um conjunto de medidas protecionistas impostas pelo presidente Donald Trump.

O tarifaço de Donald Trump

  • O presidente norte-americano Donald Trump assinou, em 31 de julho, ordem executiva que oficializou a tarifa de 50% contra os produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos.
  • Na prática, os 50% são a soma de uma alíquota de 10% anunciada em abril, com 40% adicionais anunciados no começo do mês e oficializados na última quarta-feira (30/7).
  • Apesar disso, o líder norte-americano deixou quase 700 produtos fora da lista de itens afetados pela tarifa extra de 40%. Entre eles, suco de laranja, aeronaves, castanhas, petróleo e minérios de ferro.
  • Os produtos isentos dessa segunda leva serão afetados apenas com a taxa de 10%.
  • As tarifas entraram em vigor nesta quarta-feira (6/8). Apesar de desidratado, o tarifaço atinge produtos importantes, como é o caso da carne e do café. Na noite dessa terça-feira (5/8), o presidente Lula ajustou os últimos detalhes do plano de socorro aos setores mais afetados. O petista recebeu no Palácio do Planalto o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e Rui Costa (Casa Civil). Na noite dessa terça-feira (5/8), o presidente Lula ajustou os últimos detalhes do plano de socorro aos setores mais afetados. O petista recebeu no Palácio do Planalto o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e Rui Costa (Casa Civil).

    O primeiro encontro entre os dois ocorreu na Califórnia, durante viagem oficial do ministro nos EUA em maio.

    À época, quando o presidente Donald Trump impôs uma tarifa de 10% contra o Brasil, Bessent teria reconhecido ser uma anomalia taxar parceiros comerciais que mantêm balança comercial deficitária com os EUA, segundo relato de Haddad.

    Ainda nesta quarta-feira, o ministro ressaltou que o governo brasileiro agirá para garantir a soberania nacional e a aplicação da legislação brasileira pertinente ao caso. “Nós queremos abrir a negociação, superar esse desentendimento provocado pela extrema direita brasileira, e normalizar as relações”, reforçou Haddad.

    Críticas a família Bolsonaro

    O auxiliar de Lula disse estar preocupado com a atuação da família Bolsonaro nos Estados Unidos. Haddad pediu que as pessoas ligadas aos bolsonaros unam forças com o governo federal para “distensionar as relações e tratar o que é política na política, e o que é economia na economia”. Segundo ele, a “essa mistura está atrapalhando muito” as negociações com os EUA.

    “Nós temos que normalizar as relações com informação e com bons argumentos e separar essa discussão política (…). Isso não tem nada a ver com o Executivo Federal Brasileiro”, frisou o ministro.

    Ele ainda criticou a conduta do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA fazendo pressão junto às autoridades norte-americanas para endurecer ainda mais as sanções contra as instituições do Brasil.

    “[O Brasil] É único país do mundo que tem uma força política internam em Washington (capital dos Estados Unidos) trabalhando contra o interesse nacional. Tem algum indiano fazendo isso? Tem algum chinês fazendo isso? Tem algum russo fazendo isso? Tem algum europeu fazendo isso? Não”, reclamou o ministro.

    Haddad convocou os governadores e o empresariado brasileiro para ajudar nessa força-tarefa, porque, ainda na avaliação dele, não se trata mais de uma “situação de oposição”, mas de defender os interesses nacionais.

    “Os governadores que têm proximidade com a extrema direita têm que fazer valer as prerrogativas do seu mandato. Não é fingir que não está nada acontecendo, se esconder embaixo da cama e desaparecer. O governador tem mandato, e ele tem que defender os interesses do seu estado. O mesmo vale para o empresariado”, pontuou ele.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvMEttZWZFRTU0UUE/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvUmMyZDRUUm56LWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvcU5SV1Z0R081aWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+