Há três meses, Erick Moreno Hernández, conhecido como El Monstruo (foto em destaque), escapou de um cerco policial em Suzano, na Grande São Paulo. Apontado como criminoso mais procurado do Peru, o líder da facção Los Injertos del Cono Norte está no Brasil sob proteção do braço armado do Primeiro Comando da Capital (PCC). Agora, a suspeita é que ele esteja escondido no Mato Grosso do Sul, próximo à fronteira com o Paraguai.
El Monstruo tem uma ficha extensa criminal, e tem uma condenação de 32 anos de prisão no Peru por sequestros, homicídios, tráfico de drogas e formação de quadrilha. Ele também é alvo de um alerta vermelho da Interpol – recurso usado por um país após esgotadas todas as alternativas para localização de um suspeito.
Enquanto permanece foragido e sob proteção do PCC, o cerco em torno de El Monstruo tem se fechado cada vez mais no Peru.
No início de junho, Martina Esther, mãe do narcotraficante, foi presa na cidade de Ica. Ela é investigada por realizar transferências de dinheiro para contas na Bolívia, no Paraguai e no Brasil, países que figuram entre os esconderijos do criminoso.Após a prisão de Martina, a antiga recompensa oferecida pelo governo peruano por informações contra El Monstruo, de 500 mil sóis (R$ 780 mil), dobrou, ultrapassando R$ 1,5 milhão.
Histórico criminal de El Monstruo
- O mafioso começou sua carreira no crime com pequenos furtos e tráfico local, mas rapidamente ascendeu à liderança de um grupo que domina a região de Lima Norte com métodos violentos e influência sobre setores sociais vulneráveis.
- Com o crescimento no mundo do crime, a atuação de El Monstruo ultrapassou as fronteiras do Peru. Segundo o ex-ministro do Interior, Rubén Vargas, o criminoso fugiu do país em 2024, cruzou a Bolívia e entrou clandestinamente no Brasil, onde passou a se articular com o PCC, a maior facção criminosa da América Latina.
- Em fevereiro deste ano, Hernández apareceu em um vídeo feito durante uma festa, cercado por bebidas, dinheiro e seguranças armados. No registro, ele desafia abertamente a polícia peruana: “Nunca vou abaixar a cabeça. Sei onde cada um está. Vai chegar a hora de todos”.
-
Narcotraficante escapou de duas operações policiais em SP
Em 16 de abril, o mafioso foi alvo de uma operação conjunta entre a polícia do Peru e forças brasileiras em Suzano (SP). O cerco terminou em tiroteio, com a morte de dois homens ligados ao grupo criminoso e um policial da Tropa de Choque, o sargento Rafael Vilodres Correa, de 40 anos. El Monstruo conseguiu escapar e, até agora, segue foragido. Clique aqui e veja a matéria completa https://www.metropoles.com/sao-paulo/el-monstruo-pcc-procurado-meses
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.